Ensino Integral – Credenciamento

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO NORTE 1

Comunicado

Edital do Dirigente Regional de Ensino.

Programa de Ensino Integral – Edital de Credenciamento 2017 – Atuação 2017.

O Dirigente Regional de Ensino comunica a abertura das inscrições para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI na Escola Estadual do Programa Ensino Integral, jurisdicionadas à Diretoria de Ensino – Região Norte 1.

Esse credenciamento tem o objetivo de preencher 01 (uma) vaga de Professor de Educação Básica – Inglês – PEB II, tendo em vista o disposto na Lei Complementar 1.164, de 04-01-2012, alterada pela Lei Complementar 1.191, de 28-12-2012, bem como o Decreto 59.354, de 15-07-2013, Resolução SE 57, de 25-10-2016 e, conforme disposto no Parágrafo Único do artigo 12º da Resolução 57/2016 do Processo de Credenciamento que prevê a abertura de edital de inscrição, somente para Professor de Educação Básica – Inglês – PEB II. Artigo 12– A classificação final do processo seletivo de credenciamento será válida ao longo do ano letivo subsequente ao de abertura de inscrição. Parágrafo único – No ano de validade do cadastro-reserva, quando o número de candidatos credenciados de determinada disciplina da matriz curricular for insuficiente para o preenchimento das vagas existentes, poderá haver abertura de nova inscrição, somente para essa disciplina, até a data-limite de setembro do referido ano, sendo que esse novo cadastro terá validade pelo ano letivo da abertura.

  1. Regime de Dedicação Plena e Integral (RDPI): no Programa Ensino Integral os educadores atuam em regime de dedicação exclusiva à escola por 40 horas semanais, cumpridas na unidade escolar em sua totalidade. Durante o horário de funcionamento do Programa, o educador está impedido de exercer qualquer outra atividade remunerada, pública ou privada.

Pelas atribuições adicionais pertinentes às especificidades do Programa os educadores, em Regime de Dedicação Plena e Integral, recebem 75% de gratificação sobre o salário-base (Gratificação de Dedicação Plena e Integral – GDPI).

  • Essas atribuições envolvem: Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o conjunto de aulas dos diferentes componentes curriculares que compõem a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada do Currículo, incluídas as Atividades Complementares, as ações de planejamento estratégico, numa gestão voltada a resultados, a tutoria aos alunos para apoio a seu Projeto de Vida e a substituição de ausências entre os pares.
  1. Dos Critérios de Elegibilidade para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral

2.1. Situação funcional:

2.1.1. Titular de cargo de professor (PEB II);

2.1.2. Docentes estáveis, nos termos da Constituição Federal de 1988;

2.1.3. Docentes estáveis, nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT;

2.1.4. Docentes ocupantes de função-atividade;

2.1.5. Poderão também participar do processo seletivo de credenciamento, nos termos deste artigo, docentes que se encontrem em situação de readaptação, neste caso, apenas para atuação em Salas/Ambientes de Leitura das escolas que ofereçam Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, observadas as disposições da legislação vigente.

2.2. Formação:

2.2.1. Para atuação nos anos iniciais do ensino fundamental ser portador de diploma de licenciatura plena devidamente registrado.

2.3. Experiência na rede pública estadual: no mínimo 3 anos de efetivo exercício no magistério público estadual.

2.4. Expressar adesão voluntária ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI, em uma das escolas do Programa.

  1.  Etapas do Processo de Credenciamento

3.1. Inscrição: etapa em que o candidato se inscreve no programa e fornece informações sobre experiência e formação, bem como responde a uma pré-avaliação baseada em questões sobre o Programa Ensino Integral. A condição de elegibilidade será consultada no momento da inscrição e o candidato ficará impedido de continuar caso não atenda os critérios, conforme informações contidas no cadastro funcional.

Período: 16-08-2017 a 18-08-2017.

Local: Diretoria de Ensino – Norte 1 (R. Faustolo, n. 281, Água Branca, São Paulo/SP – Setor: PROTOCOLO).

3.2.Entrevistas: etapa presencial em que será avaliado o perfil do profissional para atuação no modelo pedagógico das Escolas Estaduais do Programa Ensino Integral, mediante avaliação por competência.

Período: 21-08-2017 e 22-08-2017.

O agendamento será realizado pela Diretoria de Ensino, conforme registros fornecidos na inscrição.

A Diretoria de Ensino poderá interromper o chamamento para as entrevistas caso tenha completado o número mínimo de candidatos avaliados, conforme define Resolução SE 57/2016.

3.3.Período de Classificação: 25-08-2017.

Classificação dos candidatos: o processo seletivo de credenciamento será classificatório e deverá considerar:

I – o comprometimento do profissional, referente à atuação no magistério da rede estadual de ensino, avaliado pela análise de sua frequência ao trabalho no cargo/função objeto da inscrição, nos 3 (três) últimos anos letivos, contados retroativamente à data-base de 30 de junho do ano da inscrição;

II – o perfil do profissional de acordo com as competências esperadas para atuação em Regime de Dedicação Plena e Integral nas escolas de Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

  • Protagonismo: promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em sua própria atuação.
  • Domínio do conhecimento e contextualização: possui domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, à prática, às disciplinas da Base Nacional Comum, à parte diversificada, às atividades complementares e aos Projetos de Vida.
  • Disposição ao autodesenvolvimento contínuo: busca continuamente aprender e se desenvolver como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.
  • Relacionamento e corresponsabilidade: desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.
  • Solução e criatividade: tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário.

3.4. Publicação da classificação Intermediária no D.O.:

Prazo: 29-08-2017

3.5. Recursos (processado manualmente pela DE):

Prazo: 31-08-2017

3.6. Publicação da classificação final no D.O.:

Prazo: 01-09-2017

3.7. Alocação do candidato na vaga:

Prazo: 04-09-2017

Local: EE Prof. Raul Antonio Fragoso – Rua Charles Silver, 51- Jd. São Ricardo – São Paulo-SP – DER Norte 1.

  1. Dos Documentos Necessários que deverão ser apresentados pelo candidato no momento da entrevista:

4.1.RG/CPF.

4.2. Atestado de Frequência dos últimos três anos, considerado até 30-06-2017 (documento deverá ser solicitado na escola sede do cargo ou função).

4.3. Documentos que comprovem as informações de titulação/formação fornecidas na etapa de inscrição.

Caso não se comprove algum dado ou informação prestada no momento da inscrição, o candidato não será credenciado para atuar no Programa Ensino Integral.